ESTUDAR PARA PARTICIPAR
FICHA 01
06 de agosto de 2007
ESTUDAR PARA PARTICIPAR
Dom Joviano de Lima Júnior,sss
Arcebispo de Ribeirão Preto
Presidente da Comissão Episcopal Pastoral para a Liturgia
Participar e participar bem! Outro não tem sido o objetivo da rede de comunicação que se estabeleceu com o “Liturgia em Mutirão”. Uma iniciativa feliz que tem ajudado muito nossas comunidades a celebrar, com beleza e dignidade, o mistério de Cristo.
O amor aproxima as pessoas. A liturgia é o amor que salva. A liturgia nos envolve, mas o seu grande protagonista é o Senhor ressuscitado, que mediante o seu Espírito, no santifica e nos leva a glorificar o Pai.
A ação litúrgica é um processo participativo que requer conhecimento do mistério celebrado e compromisso com a vivência da fé celebrada.
Os colaboradores do “Liturgia em Mutirão” oferecem temas e sugestões para serem estudados em equipe. A razão disso é muito simples, sendo a ação litúrgica uma experiência de vida partilhada, cada pessoa que toma parte no grupo de estudos é estimulada a comunicar sua vivência de fé na liturgia. Deste modo, o tema proposto, ao iluminar as práticas litúrgicas de nossas comunidades, provoca uma avaliação das mesmas e suscita a criatividade, conforme nos diz o Apóstolo: “Que tudo se faça como convém e em boa ordem”. (1Cor 14,40)
O sucesso do “Liturgia em Mutirão” pode ser creditado à maneira dos seus colaboradores e colaboradoras estabelecerem uma circularidade entre a prática celebrativa na comunidade e a visão teológica e espiritual da liturgia que a Igreja nos propõe. Busca-se, cada vez mais, uma compreensão unitária do mistério de Cristo: a sua encarnação, o seu ministério, sua morte, ressurreição e glorificação, na expectativa da sua segunda vinda.
Com esperança e alegria, prossigamos a caminhada.
Semanalmente, vamos disponibilizar do site da CNBB um artigo de formação litúrgica, preparado com carinho por nossos assessores e direcionado para as equipes de pastoral litúrgica. O texto poderá ser livremente usado pelas equipes, dando atenção às perguntas que estão no final do texto e que servem para aprofundar e aplicar o tema estudado na prática de nossas comunidades.
http://www.cnbb.org.br/ns/modules/mastop_publish/?tac=106
0 Comentários:
Postar um comentário
Observação: somente um membro deste blog pode postar um comentário.
Assinar Postar comentários [Atom]
<< Página inicial